Pancadaria e confusão marcam 1º Gre-Nal da história do Beira-Rio

Torcida encheu o Beira-Rio, esperançosa com a possibilidade de passar pelas oitavas de final Foto: Lucas Uebel/Vipcomm/Divulgação

No Beira-Rio, Inter tenta comprovar melhor fase; Grêmio quer dar arrancada

Internacional e Grêmio se enfrentaram em 20 de abril de 1969 pela primeira vez no Estádio Beira-Rio, então nova casa da equipe colorada, que passou a substituir o antigo Estádio dos Eucaliptos. Pelo Campeonato Gaúcho daquele ano, os arquirrivais protagonizaram o mais violento clássico da história.

A bola ficou em segundo plano, o que justifica o empate sem gols e o recorde de dezenas de expulsões. Além disso, um fato extra apimentou a rivalidade entre ambos nesse duelo. Exatos 15 anos antes, no dia 26 de setembro de 1954, houve um Gre-Nal para inaugurar o recém-construído estádio gremista, o Olímpico. Na época, o time tricolor vivia uma era de imensa freguesia, e pretendia usar seu novo gramado para vencer o grande rival e se reafirmar.

No entanto, o embate acabou com um massacre do Inter, que atropelou por 6 a 2. Em 1969, Sérgio Moacir Torres Nunes era o técnico do Grêmio, justamente o goleiro naquela longínqua goleada de 54.

O jogo:

A semana que antecedeu o duelo foi tensa e quase proporcionou seu cancelamento. Os cartolas discutiam sem trégua nos bastidores, o que serviu para a imprensa apimentar o primeiro Gre-Nal do Beira-Rio. Finalmente chega o momento do jogo e o time tricolor entra com espírito de luta, apesar de o clube colorado começar melhor.

Era evidente a violência excessiva nas divididas, e o ambiente hostil ficava cada vez mais carregado. Obviamente, não resistiu ao segundo tempo. Logo aos 7min da etapa complementar, o atacante Hélio Pires foi expulso. A partida continuou agressiva quando, aos 38, Urruzmendi entrou com demasiada força em Espinosa e desencadeou a maior pancadaria da história do clássico.

"O Gainete, o Alcindo, o Espinosa... todo mundo trocando sopapo. Eu sai faltavam 15 minutos para acabar o jogo, e quando eu cheguei no vestiário estava escutando a partida pelo rádio. De repente, trocando de roupa, o Gentil, roupeiro do Inter, falou que estourou uma 'brigalhada'", contou Valdomiro, um dos maiores ídolos da história do Inter, à reportagem do Terra.

Na pancadaria, Tupãzinho correu para cima de Urruzmendi, os dois trocaram socos e pontapés, Alcindo entrou na briga e foi agredido por Sadi, mas conseguiu chegar ao jogador do Inter e acertar-lhe uma bordoada.

Gainete foi defender o companheiro e partiu para o meio da confusão, errou uma voadora e levou uma surra. Nesse momento, os integrantes do banco de reservas das duas equipes já tinham partido para a luta corporal, protagonizando o mais violento caos que o gramado do Beira-Rio já viu.

"Eu e o Gentil, que estávamos no vestiário, corremos para ver. Quando eu cheguei, uma baita briga, o pau quebrando feio. Como eu nunca fui de briga, cruzei os braços e fiquei assistindo", disse Valdomiro, às gargalhadas.

"Graças a Deus eu sempre tive uma conduta muito boa, nunca criei inimizade com ninguém, nunca fui expulso...", acrescentou o ex-jogador do Inter.

Ao término da confusão todos os jogadores das duas equipes foram expulsos, com exceção do goleiro Alberto, do Grêmio, e de Dorinho, do Inter. "Aqui, nós é que vamos cantar de galo!", gritava para os jornalistas e para quem quisesse ouvir o então goleiro Gainete, furioso e ensanguentado, segundo o site oficial do clube colorado.

"Depois, empatamos por 0 a 0 outro Gre-Nal no fim do ano e fomos campeões, até eu fiz um gol que foi anulado, o juiz falou que eu tinha puxado o Everaldo, mas isso não aconteceu, foi um gol legítimo. Ali começou o primeiro título do Inter no octa, seríamos campeões de 69 até 76 no Gaúcho", declarou, orgulhoso, o ídolo Valdomiro, herói dos Gre-Nais nos anos 70, que finalizou: "ah, e lembro que no fim desse jogo também teve uma briguinha...". Confira a ficha do primeiro Gre-Nal da história do Beira-Rio

Internacional 0 x 0 Grêmio

Data: 20/04/1969
Local: Estádio Beira-Rio
Ábitro: Orion Satter de Mello
Internacional: Gainete; Laurício, Pontes, Valmir e Sadi; Tovar e Dorinho; Valdomiro (Urruzmendi), Bráulio, Sérgio e Gilson Porto.
Grêmio: Alberto; Espinosa, Ari, Áureo e Everaldo; Jadir e Sérgio Lopes (Cléo); Hélio Pires, João Severiano, Alcindo e Volmir (Tupãzinho).
Expulsões: Gainete, Laurício, Pontes, Valmir, Sadi, Tovar, Urruzmendi, Bráulio, Sérgio e Gilson Porto (Internacional); Espinosa, Ari, Áureo, Everaldo, Jadir, Cléo, Hélio Pires, João Severiano, Alcindo e Tupãzinho (Grêmio).
Obs: as expulsões dizem respeito apenas aos atletas que entraram em campo, sem contar os jogadores que ficaram na reserva e também levaram cartões vermelhos.

Comentários