No Maracanã, Vasco e Flamengo duelam por desempate histórico

Ídolo do Flamengo, Petkovic já defendeu o Vasco, entre 2002 e 2003 Foto: Marcia Feitosa / Vipcomm/Divulgação

Petkovic disputa mais um Flamengo x Vasco na carreira

Vasco e Flamengo se enfrentam neste domingo, às 18h30, no Maracanã, em busca de um desempate histórico no confronto em Campeonatos Brasileiros. Além disso, as duas equipes possuem o mesmo número de vitórias ao longo dos últimos 30 anos e duelam pela supremacia diante do arquirrival.

Na competição nacional, são 15 triunfos para cada lado e 12 empates, com 52 gols para o Flamengo e 53 para o Vasco. O equilíbrio continua se forrem contabilizados os embates realizados em qualquer competição ao longo das décadas de 80, 90 e 2000. Nesse período, foram realizados 126 jogos, com 48 vitórias de cada um e 30 empates, com incríveis 142 tentos do time rubro-negro e outros 142 da equipe cruzmaltina.

Em Campeonatos Brasileiros, o primeiro encontro ocorreu logo na primeira edição do certame, com um empate sem gols no Maracanã no dia 3 de outubro de 1971. O primeiro triunfo flamenguista viria no ano seguinte, quando o clube da Gávea venceu o rival por 2 a 1, com gols dos atacantes Arílson e Dionísio, enquanto Jaílson descontou para os rivais de São Januário .

O Vasco teria sua primeira vitória apenas em 1975, quando Roberto Dinamite - hoje presidente do clube - marcou três gols que decretaram a goleada do time cruzmaltino por 4 a 2 e deram fim ao jejum da equipe de vitórias sobre o arquirrival em torneios nacionais. Freitas marcou o outro tento vascaíno, enquanto Zico - hoje diretor de futebol do Flamengo - e Rodrigues Neto descontaram.

Em 2010, os dois rivais já se encontraram duas vezes, ambas pelo Campeonato Carioca, e nas duas o clube rubro-negro saiu vitorioso. Primeiro, em 14 de março, venceu por 1 a 0, com gol de Adriano. Depois, em 11 de abril, triunfou na semifinal da Taça Rio, por 2 a 1. Vágner Love fez os dois tentos do time da Gávea, enquanto Thiago Martinelli descontou para os vascaínos.

Na atual edição do Brasileiro, o Flamengo é o sétimo colocado com 16 pontos ganhos, 10 a menos que o líder Fluminense, que derrotou o Atlético-PR neste sábado por 3 a 1. O Vasco, por sua vez, aparece apenas na 15ª posição com três pontos e precisa vencer para se afastar da zona de rebaixamento.

Confira o retrospecto de Flamengo e Vasco no clássico em Campeonatos Brasileiros:

Jogos: 42
Empates: 12
Vitórias do Flamengo: 15
Vitórias do Vasco: 15
Gols do Flamengo: 52
Gols do Vasco: 53

Confira o retrospecto de Flamengo e Vasco no clássico nos últimos 30 anos:

Jogos: 126
Empates: 30
Vitórias do Flamengo: 48
Vitórias do Vasco: 48
Gols do Flamengo: 142
Gols do Vasco: 142

Comentários