Na reestreia de Valdivia, Palmeiras segura pressão e empata com Guarani

Valdivia reestreia no Palmeiras no Brinco de Ouro da Princesa Foto: Denny Cesare/Futura Press

Valdivia entra no segundo tempo e reestreia pelo Palmeiras com empate

No jogo que marcou a reestreia de Valdivia pelo clube (o chileno atuou no segundo tempo), o Palmeiras não saiu do 0 a 0 com o Guarani, neste domingo, em Campinas, pelo Campeonato Brasileiro, e desperdiçou a chance de conquistar sua terceira vitória seguida. A equipe de Luiz Felipe Scolari vinha embalada por triunfos sobre Atlético-PR, pelo Nacional, e Vitória, pela Copa Sul-Americana.

Ainda fora de forma (não atuava oficialmente desde a Copa do Mundo), Valdivia procurou se movimentar, criou jogadas, mas não fez o suficiente para ajudar os colegas a tirarem o zero do placar. No fim, a equipe ainda sofreu forte pressão dos anfitriões, que ficaram com um a mais aos 27min do segundo tempo - Marcos Assunção foi expulso.

Com o resultado no Brinco de Ouro da Princesa, ambas as equipes seguem na zona intermediária da tabela do Brasileiro: o time da capital paulista está em 11º, com 20 pontos, um a mais que o rival campineiro, 12º colocado.

Mesmo fora de casa, o Palmeiras iniciou o jogo tomando mais iniciativa e quase abriu o placar aos 5min: Luan fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Rivaldo, que dominou na área e acertou o travessão do estreante Emerson, desperdiçando oportunidade incrível.

Os donos da casa, porém, acertaram a marcação e equilibraram a partida a partir dos 15min da etapa inicial, obrigando Marcos a fazer duas boas defesas, em chutes de longe de Ricardo Xavier e de Mazola.

Na metade do primeiro tempo, a pedido dos jogadores, o árbitro Salvio Spinola Fagundes Filho fez um tempo técnico (o calor era forte em Campinas). Dali até o intervalo, uma boa chance para cada time.

Kleber, muito marcado durante o duelo, assustou em chute cruzado de dentro da grande área, enquanto Marcos apareceu bem novamente nos acréscimos, após boa jogada individual de Mazola.

Com Valdivia em campo (o chileno entrou no lugar do zagueiro Fabrício no intervalo), o Palmeiras novamente foi melhor no início da etapa final e partiu para cima.

Aos 4min, Tinga arriscou de longe e a bola passou muito perto do gol bugrino. Pouco depois, Felipão teve que mexer novamente. Kleber, com desconforto muscular, deu lugar a Ewerthon.

Com dificuldades para criar chances de perigo, o Guarani chegou pela primeira vez na etapa complementar apenas aos 19min. Mazola recebeu, girou sobre o marcador e parou em boa defesa de Marcos. O cenário ainda melhorou para os donos da casa aos 27min.

Marcos Assunção, que já tinha amarelo, fez falta sobre Mazola e levou o vermelho. Mesmo assim, o Palmeiras quase marcou aos 32min: Patrik, que entrou no lugar de Luan, recebeu de Valdivia e parou em Emerson. A partir daí, porém, a equipe de Felipão foi encurralada pelos campineiros, que, no entanto, não conseguiram o gol da vitória.

Os dois times voltam a campo na próxima quinta-feira, às 21h de Brasília, para seus compromissos pela 16ª rodada do Brasileiro. O Guarani vai ao Barradão desafiar o Vitória, enquanto o Palmeiras pega o lanterna Atlético-GO, no Pacaembu.

Comentários