Juventus e Liverpool vencem e avançam na Liga Europa

Juventus e Liverpool não tiveram dificuldades, nesta quinta-feira, para avançar à fase de playoffs da Liga Europa, a segunda competição de clubes mais importante do continente. Ambos jogaram como mandantes e ganharam com tranquilidade após terem feito uma boa vantagem no confronto de ida, na semana passada, e lutam agora por uma vaga na fase de grupos do torneio, que tem o Atlético de Madrid como o atual campeão.

Em Modena, na Itália, a Juventus derrotou o Shamrock Rovers, da Irlanda, por 1 a 0 - gol do meia Alessandro Del Piero, aos 29 minutos do segundo tempo. Na ida, a equipe italiana havia vencido por 2 a 0. Já na Inglaterra, o Liverpool bateu o Rabotnicki (Macedônia) por 2 a 0, mesmo placar do primeiro duelo, na partida que marcou a estreia do meia Joe Cole, ex-Chelsea. Gerrard, de pênalti, e David Ngog marcaram os gols.

A surpresa da rodada foi a eliminação do Olympiakos, da Grécia, que na temporada passada chegou às oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. Após ter vencido em casa por 2 a 1, o time grego foi derrotado pelo Maccabi Tel-Aviv por 1 a 0, em Israel, e perdeu a vaga nos playoffs no número de gols marcados como visitante.

Nos playoffs, os 35 clubes que passaram desta terceira fase eliminatória se juntam a outros 24 times previamente classificados e aos 15 eliminados na terceira fase eliminatória da Liga dos Campeões. As 74 equipes formarão agora 37 confrontos de mata-mata que valem vaga na fase de grupos. Nesta etapa estão o Atlético de Madrid e os 10 clubes que não se classificarão nos playoffs da principal competição europeia.

Além de Juventus, Liverpool e Maccabi Tel-Aviv, outros times de destaque que avançaram foram: Galatasaray e Besiktas (Turquia), AZ Alkmaar e Utrecht (Holanda), Sporting Lisboa e Marítimo (Portugal) e o Stuttgart (Alemanha).

Comentários