Goiás frustra estreia de Renato e elimina Grêmio no Olímpico

Em sua estreia no comando do Grêmio, ídolo tricolor Renato Gaúcho orienta seus jogadores Foto: Lucas Uebel/Preview.com/Gazeta Press

Técnico chegou a Porto Alegre nesta quinta-feira e já fez sua estreia no comando do time tricolor

A estreia do maior ídolo do Grêmio, Renato Gaúcho, como técnico do time tricolor não entrará para a história como um capítulo feliz. Jogando no Estádio Olímpico, nesta quinta-feira, a equipe perdeu por 2 a 0 para o Goiás, com gols de Amaral e Everton Santos, e foi eliminada precocemente da Copa Sul-Americana.

O time da casa, que teve um gol anulado de forma polêmica no segundo tempo, buscou o empate até o último minuto, mas de forma desorganizada. Com o resultado, a equipe do técnico Emerson Leão - que havia empatado por 1 a 1 no jogo de ida, em Goiânia - está classificada para a fase internacional da competição, as oitavas de final.

Precisando de um gol para não ser eliminado, o Goiás começou a partida pressionando o Grêmio e balançou as redes logo aos 8min. Wendel desceu pela direita e fez cruzamento certeiro para Amaral, que mergulhou de cabeça para desviar e abrir o placar. A torcida no Olímpico, porém, não deixou de incentivar o time da casa.

Com Jonas isolado na frente, apoiado pela linha formada por Souza, Douglas e Maylson, os gaúchos tinham dificuldade em penetrar na área. Aos 15min, Jonas conseguiu o giro e bateu rasteiro, mas o chute saiu fraco e Harlei defendeu facilmente. Recuado, o Goiás só atacava nos contragolpes: aos 22min, Rafael Moura ajeitou para Wendel, mas a finalização foi péssima e saiu pela lateral.

O time da casa mantinha a posse de bola e trocava passes na intermediária ofensiva, mas ninguém buscava encostar em Jonas no ataque. Marcando forte com três volantes, a equipe goiana levava algum perigo no contra-ataque. A próxima chance de perigo veio só aos 33min, em cobrança de falta de Bernardo que saiu pela linha de fundo.

Pouco antes do intervalo, o Goiás quase ampliou. Aos 43min, Marcelo Grohe - que substituiu Victor, de volta da Seleção, no gol gremista - saiu muito mal e a bola sobrou para Bernardo na área. O camisa 10 esmeraldino concluiu para a meta, mas o zagueiro Rafael Marques impediu o gol, desviando a bola com a barriga para escanteio.

O Grêmio voltou mais aceso para a segunda etapa e teve uma ótima chegada antes dos 2min de bola rolando. Maylson invadiu a área pela direita e bateu cruzado para fora, com perigo. Aos 4min, foi Jonas quem girou sobre a marcação dentro da área e finalizou, mas Harlei trabalhou bem para defender.

A pressão tricolor continuou e o time chegou mais perto do gol aos 6min do que durante todo o primeiro tempo. Novamente, Maylson escapou pela direita e ficou em condições de chutar, mas pegou muito mal na bola e isolou pela linha de fundo. Três minutos depois, Fábio Santos apareceu bem na entrada da área e bateu, mas o chute desviou e foi para escanteio.

Logo o ritmo do Grêmio voltou a cair e o Goiás encaixou novamente a marcação. Com partidas apagadas de seus três meias, a equipe gaúcha não conseguia ameaçar o adversário. Renato tentou mudar o panorama do jogo com as entradas de Hugo e André Lima nos lugares de Maylson e Douglas, mas o time da casa só voltou a assustar aos 27min, em desvio para fora de Neuton após cobrança de escanteio.

Pouco depois, Souza também saiu, para a entrada de Roberson. No minuto seguinte o Grêmio marcou - porém, o gol foi anulado por impedimento. Jonas tentou finalizar após sobra de jogada na área, mas furou; na sequência, André Lima, que estava adiantado, aproveitou para desviar para as redes. O atacante saiu comemorando e o árbitro demorou para tomar uma decisão, mas acabou invalidando o lance. Não ficou claro se Jonas tocou na bola; se não tocou, o gol seria legal.

Para piorar a situação dos anfitriões, o Goiás ampliou a vantagem aos 44min do segundo tempo. Everton Santos se livrou da marcação dentro da área e bateu firme de pé esquerdo, sem chances para Marcelo Grohe, sacramentando a eliminação gremista.

Comentários