Gay crava 9s84, melhora recorde local e bate Bolt nos 100 m

  Foto: Reuters

Desta vez quem comemorou na linha de chegada foi o americano Tyson Gay

Em melhor fase no atual momento da temporada 2010 do atletismo, o americano Tyson Gay venceu a prova dos 100 m rasos com o tempo de 9s84, novo recorde local, batendo o rival jamaicano Usain Bolt, que cruzou a linha de chegada em 9s97 na competição disputada em Estocolmo, válida pela etapa sueca da Liga Diamante. Foi a primeira derrota do campeão olímpico em dois anos na prova.

Gay foi melhor na sua preliminar, a segunda delas, correndo a 10s02 e prometendo superar a si mesmo. Ele não chegou próximo do melhor tempo do ano, de 9s82, cravado por Bolt e Asafa Powell nos últimos meses de julho e junho, respectivamente.

Por sua vez, Tyson bateu o recorde da etapa sueca, que era de 9s86, obtido por Powell em 2006. Assim, ele manteve a quarta colocação na tabela, com quatro pontos de diamante - atrás de Bolt, em terceiro.

Bolt conseguiu uma boa melhora em relação ao tempo de sua preliminar, de 10s10, mas mostrou uma clara preocupação de não exigir muito de uma lesão recém-curada no tendão de Aquiles. Assim, ficou muito aquém dos seus tempos de costume com 9s97.

O terceiro colocado foi Richard Thompson, de Trinidad e Tobago, que repetiu o tempo de sua prova classificatória e marcou 10s10, e se manteve na segunda colocação no geral. O primeiro lugar segue com o jamaicano Asafa Powell, que não correu a atual prova por uma lesão nas costas e outra na coxa, adiando outra vez o encontro do "big three" - que ainda conta com Gay e Bolt.

Comentários