Especial – Biatlo

A palavra biatlo vem do grego 'bi', que quer dizer dois/duas, junto com athlon, que quer dizer competição. O biatlo é uma competição individual que envolve dois desportos em simultâneo: esqui cross-country e tiro, com provas intercaladas durante toda a prova. A corrida de esqui possui em determinados pontos do trajeto estandes de tiro para que os concorrentes disparem com um rifle sobre cinco alvos estáticos, penalizando-se cada falha com a obrigatoriedade de correr 150 metros, ou adicionando um minuto ao total da prova, e ganhando finalmente o que totalize menos tempo. Podemos dizer que o biatlo teve a sua origem por necessidade, já que os homens primitivos das geladas terras do norte da Europa tinham que ir caçar em lugares inóspitos sobre os esquis (ou seus equivalentes primitivos) e levando alguma arma no ombro. Com o tempo esta necessidade foi diminuindo e dando passo à versão esportiva do biatlo que conhecemos hoje.

O biatlo surgiu na Noruega como um exercício de treino para soldados. O primeiro campeonato mundial foi realizado em 1957. Três anos mais tarde, a modalidade foi incluída no programa dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Há diversas provas e modalidades dentro do biatlo: individual, sprint, perseguição, revezamentos e saída em massa,tanto para homens e mulheres.

Individual

Atletas numa prova de biatlo, na posição de tiro

É a prova principal do biatlo. As mulheres esquiam 15 km e os homens 20. Os participantes saem em intervalos de 30 segundos (como num contra-relógio de ciclismo). No percurso há quatro estandes de tiro, sendo que dois são em pé e dois deitados e são alternados;Para cada erro o atleta é penalizado com um minuto no tempo total.

Sprint

Atleta nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006

A prova feminina é de 7,5 km e a masculina de 10 km . É uma prova com 2 carreiras de tiro, onde os atletas saem de 30 em 30 segundos e dão três voltas no circuito. Depois das duas primeiras, param no posto de tiro e disparam para acertar nos cinco alvos brancos, primeiro deitados e depois de pé. Se falharem há a necessidade de percorrer 150 metros adicionais, para logo completar a terceira volta. Ganha o mais rápido.

Perseguição

As mulheres fazem 10 km e os homens 12,5. É uma prova com 4 oportunidades de tiro, onde os atletas saem com os tempos finais do sprint.

Revezamento

Prova realizada por equipes de quatro biatletas, correndo cada um dos participantes 7,5 km na categoria masculina e 6 na feminina. Cada corredor tem que realizar duas paragens para tiro, cada uma sobre cinco alvos brancos para o que dispõem de oito balas. Para cada erro no tiro o atleta deve fazer o percuso de penalização de 150 metros e depois continuar a prova.

Revezamento misto

Prova que mistura os dois gêneros do revezamento, com dois atletas de cada sexo. As mulheres se revezam por 6km durante as 2 primeiras pernas. As pernas 3 e 4 são feitas por homens, que esquiam por 7,5km.

Saídas em massa

É uma prova com 4 oportunidades de tiro, onde os atletas saem em conjunto. Foi novidade nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006, tendo a prova masculina 15 km e a feminina 12,5.

Em todas as provas os biatletas devem levar a arma ao ombro e a técnica de esquiar é livre. Em alguns países como a Rússia, Noruega ou a Alemanha existe muito interesse por este esporte, enquanto em uma grande maioria de países este esporte ainda é desconhecido.

Comentários