Em luta histórica, Anderson Silva bate americano e mantém cinturão

EUA - 2h10  - Após luta duríssima, Anderson Silva comemora vitória sobre americano Chael Sonnen, em Oakland, na Califórnia. Anderson manteve o ... Foto: AP

Cansaço e alívio: até os últimos segundos do último round, o cinturão estava trocando de dono

Anderson Silva derrotou o americano Chael Sonnen na edição 117 do Ultimate Fighting Championship (UFC), disputado na noite deste sábado, em Oakland, na Califórnia. Com a vitória, o brasileiro mantém o cinturão dos pesos médios da competição. No entanto, o feito só pôde ser comemorado no último minuto do combate: até o final do quinto round, a vitória era do americano.

O brasileiro já havia entrado sob pressão no ringue, criticado pela atuação pouco séria de sua última vitória, obtida contra Demian Maia. Quando entrou na arena de Oakland, Anderson Silva se mostrava entusiasmado. Agitado, intenso, parecia dispoto a reverter o histórico recente.

Ele começou bem e partiu para o ataque. Mas foi na metade do primeiro round Sonnen acertou golpes certeiros que desmobilizaram a guarda do brasileiro, que se viu obrigado a ficar na defensiva. O público parecia não acreditar: Sonnen começava a cumprir com a ousada promessa de que derrotaria o rival.

Sonnen não apenas venceu o primeiro round como manteve a ótima atuação durante toda a luta. Esperava-se por uma reação do brasileiro, mas ela não vinha. O americano dominava as ações, vencendo também os rounds 2, 3 e 4, o que obrigava o brasileiro a tentar uma vitória por nocaute. Se dependesse dos pontos, o cinturão já era de Sonnen.

No entanto, nos últimos segundos, Anderson Silva conseguiu reverter um duelo no chão e aplicou um golpe com os pés que prendeu o pescoço e a cabeça de Sonnen. Sufocado, acuado, sem ação, o americano deu leves e quase imperceptíveis batidas na perna do brasileiro, indicando desistência. Após o "lapso", ele ainda tentou seguir lutando.

No entanto, o juiz, a poucos centímetros do lance, apitou o final. E o brasileiro, dominado durante grande parte do combate, saiu-se vitorioso. Ele é o dono do cinturão desde 2006.

Depois da luta, o vencedor mostrava muito mais cansaço que o perdedor. Anderson mal falava, andava cambaleando e tinha no rosto uma expressão de cansaço. Sonnen, por sua vez, estava de pé, imóvel, com as mãos na cintura e um olhar fixo, forte, vidrado no nada. Um olhar de incompreensão.

Já com o cinturão em mãos, o brasileiro se aproximou do americano, pôs o troféu no chão e se ajoelhou. Depois se ergueu e deu um longo e forte abraço no oponente. Sonnen mal mexeu os braços, cumprimentando de modo tímido, sem a energia que quase o fez campeão.

Noite foi americana
A batalha entre Anderson Silva e Sonnen fechou a noite de cinco confrontos individuais entre brasileiros e americanos. No somatório, os EUA venceram por 3 a 2.

Antes do duelo pelo cinturão, Jon Fitch derrotou Thiago Alves, pelo meio-médio; Clay Guida venceu Rafael dos Anjos, pelo peso leve; Matt Hughes ganhou de Ricardo Almeida, pelo meio-médio, e Roy Nelson perdeu para Junior dos Santos, pelo peso pesado.

Comentários