Brasil vence com tranquilidade na estreia de Magnano

  Foto: Gaspar Nóbrega/CBB/Divulgação

Tiago Splitter tenta jogada na vitória brasileira sobre a Venezuela

Campeão olímpico com a Argentina em Atenas 2004, o técnico Rubén Magnano estreou no comando da Seleção Brasileira masculina de basquete com uma tranquila vitória neste sábado. Diante da Venezuela, em partida válida pelo Super Four, o Brasil marcou 92 a 50.

Mesmo sem poder contar com Nenê, que se recupera de dores nas pernas, foi visível a mudança de postura do time nacional sob o comando do novo treinador: atenção grande na defesa e maiores cuidados com a marcação.

Principal defeito da Seleção nos últimos anos, o excesso de arremessos de três também foi minimizado: o primeiro chute de três só foi sair com cerca de cinco minutos de confronto.

O ataque se mostrou um pouco emperrado neste início de temporada, mas ainda assim foi capaz de proporcionar jogadas que empolgaram o público presente ao Ginásio Nilson Nelson, como enterradas e um passe de mão trocada de Anderson Varejão para Leandrinho.

Três jogadores do Brasil dividiram o posto de cestinha: Guilherme Giovannoni, Anderson Varejão e Marquinhos, com 13 pontos cada. Com nove rebotes, o pivô do Cleveland Cavaliers foi o destaque neste fundamento. Marcelinho Huertas foi aquele que teve melhor desempenho nas assistências, com sete.

A partida deste sábado começou com a Venezuela um pouco melhor, com o rival sul-americano abrindo 5 a 0 no placar. Foram necessários quase cinco minutos para acontecer a primeira cesta da era Magnano, convertida por Tiago Splitter.

Não demorou muito para os brasileiros se soltarem em quadra e dominarem o jogo. Conforme o prometido, Magnano fez um rodízio entre os jogadores e, antes do fim do primeiro quarto, todos os titulares (Marcelinho Huertas, Leandrinho, Alex, Varejão e Tiago Splitter) já tinham sido substituídos.

O técnico também aproveitou para observar por 10min48s o armador Raulzinho, 18 anos, que mostrou ousadia e fez quatro pontos, além de ter dado três assistências. Seu principal rival na briga pela última vaga no Mundial da Turquia, o pivô Hátila Passos jogou 11min43s e não fez pontos, além de pegar quatro rebotes.

Tiago Splitter atuou por cerca de 15 minutos, mas teve que sair com uma pequena contratura na coxa esquerda.

Após colocar gelo no local, ele chegou a tomar remédio para dor, de acordo com o canal SporTV. O atleta, que fez seis pontos, passará por exames. "Só saí por precaução. Vamos ver", comentou Tiago, após a partida.

O Brasil volta à quadra neste domingo, às 12h (de Brasília), contra Angola, que bateu o Chile por 80 a 59.

Comentários